
Já se imaginou ter que conviver desde criança com a deficiência física, encarando dificuldades e olhares de dúvida, e, mesmo assim, buscar forças para a autoaceitação?
Esse é o caso de Mariana Nunes, de 14 anos e já entrevistada durante live realizada em nosso Instagram. Nascida em São Paulo e diagnosticada com paralisia cerebral, viu no esporte a oportunidade o bullying que vinha sofrendo na escola e amadurecer em direção à autoaceitação, pois foi a partir dele que começou a se entender e se relacionar melhor com a deficiência física.
“Melhorei muito depois que entrei pra natação, pois conheci pessoas que também têm deficiência, que são independentes e que praticam esporte e vão pra mundiais. Então mudou muito a minha maneira de pensar e eu evoluí muito. Foi na Natação que consegui vários amigos, aprendi e amadureci muito e enfrentei muitos desafios. Então, tenho uma gratidão muito grande pela natação”, relata.
Já com participações em diversas competições, tais como campeonatos paulistas, regionais, nacionais e Paralimpíadas Escolares, e com vaga cativa na Equipe Nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), porém ainda com dificuldades para se aceitar, ela decidiu criar um canal no YouTube.
O espaço será utilizado para que ela possa desabafar sobre o processo de autoaceitação e mostrar para outras pessoas que estão passando pela mesma situação que elas não devem desistir e que cada um tem seu tempo para se adaptar, além de trazer à tona a importância do acompanhamento psicológico neste processo e outros conteúdos importantes para o universo PcD.
“No canal vou ter a oportunidade de contar um pouquinho do meu dia-a-dia, de como é minha experiência como pessoa com deficiência, a questão da escola, acessibilidade, inclusão e minha rotina esportiva, além de trazer comentários que já me fizeram e machucam e situações constrangedoras”, conta..
Compartilhando suas histórias no canal, Mariana espera ajudar muitas pessoas com deficiência e servir de exemplo para muitas pessoas. No esporte, sonha em representar o país em uma competição internacional. E deixa um recado especial para sua família, base de tudo em sua vida.
“Minha família sempre me apoiou em tudo ,acredito que se não fosse eles eu não teria conseguido realizar muitas coisas na minha vida até aqui”, emociona-se.
A Mariana é um exemplo de perseverança e força…que continue a sua caminhada sempre feliz e de bem com a vida