NOSSA PENÉLOPE CHARMOSA DA BOCHA PARALÍMPICA TAMBÉM NO YOUTUBE

Quem foi que disse que as mulheres com deficiência não cuidam de seu corpo e aparência. Elas podem e devem ser vistas como mulheres iguais a todas as outras que buscam sua vaidade, como é o caso da publicitária e campeã paralímpica de bocha Evani Calado, de 30 anos, nossa Penélope Charmosa 😉 que tem um canal no  YouTube; confira no link.

Nele, ela compartilha vídeos do seu dia-a-dia, mostrando seus exercícios físicos diários, seu cuidado com a beleza, a convivência com a família e amigos e também sua relação com à deficiência, seja mostrando as dificuldades de acessibilidade de seu cotidiano ou mostrando últimos lugares para onde ela viajou.

“Meu objetivo com o canal é mostrar meu dia-a-dia para as pessoas e que é possível fazer o que você quer sozinho(a) e que o mínimo que você conseguir fazer já é uma grande vitória”, revela.

Nascida em Guaranhuns, no interior de Pernambuco, em 29 de novembro de 1989, Evani desde cedo sempre foi acostumada a passar por muitas mudanças, tratamentos, lutas diárias, mas sem nunca descuidar da beleza.

“Minha relação com a beleza começou desde pequeninha. Tenho fotos pequena com batom que eu pegava da minha mãe e passava batom forte. Sempre fui vaidosa”, conta.

Desde que nasceu, Evani não vinha tendo o mesmo desenvolvimento motora esperado para crianças com a mesma idade que ela. Por isso, com apenas 6 anos de idade, viu-se obrigada a começar sua trajetória de mudanças de cidade e de estado.

A primeira mudança foi para Campinas, no interior de São Paulo, onde ela realizou tratamento fisioterapêutico na UNICAMP por 1 ano, e logo voltou para sua cidade natal, onde ficou dos 7 aos 9 anos.

Após esse período, ela e sua família retornaram para o estado de São Paulo, desta vez para a capital, para iniciar um novo tratamento por três anos e, enfim, puderam descobrir o diagnóstico de Evani: paralisia cerebral com luxação do quadril bilateral. Feito o tratamento, eles retornaram novamente para Pernambuco, onde ficaram até ela completar 14 anos. 

Sem conseguir tratamento adequado em sua localidade, no ano de 2003 Evani e seus pais se viram obrigados a retornar para São Paulo, onde vivem até hoje. Na cidade paulista, Evani pôde concluir os estudos, conhecer e praticar a bocha, criar seu canal no Youtube e concluir sua graduação em Publicidade e Propaganda. 

Criado em 25 de maio de 2009, quando ainda estava no Ensino Médio, o canal foi completamente ideia dela, mas teve muita influência de seu bisavô, avô e pai, ambos fotógrafos, como foi dito em nossa entrevista.

“Foi ideia minha, mas é claro que por influência dos meus familiares. Desde então, eu passei a me aproximar cada vez mais da fotografia e focar na construção da minha imagem e na qualidade das minhas fotografias. É de sangue isso (risos)”, revela..

Perguntada sobre como se sente em relação à existência de seu canal e o recado que quer deixar para vocês leitores sente-se orgulhosa.

“Com o blog mostro que eu consigo fazer as coisas, apesar das minhas dificuldades. Minha paralisia cerebral é severa, apesar de meu cognitivo ser preservado, mas o pouco de coordenação motora fina que eu tenho, já me permite fazer um delineado, passar um lápis, um batom. E me sentir bem como isso, porque acho que quando a gente faz algo para nós mesmos é uma forma de levantar nossa autoestima, de exercitar-se, por mínimo que seja o movimento. Isso é muito gratificante e prazeroso”, conclui Evani.

Quer conhecer mais sobre o dia-a-dia e a história de nossa Penélope Charmosa?    
Então a siga no Instagram e se inscreva em seu canal.

Continue nos acompanhando que vem mais texto muito maravilhoso por aqui.  

1 opinião sobre “NOSSA PENÉLOPE CHARMOSA DA BOCHA PARALÍMPICA TAMBÉM NO YOUTUBE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *